Chuvas torrenciais destroem casas no Distrito de Montepuez

 Chuvas torrenciais destroem casas no Distrito de Montepuez



Por: Dimitro Roda

A chuva que se fez sentir naquela cidade a partir da madrugada da segunda-feira (01.03), provocou danos aos moradores da expansão do bairro matuto 4, destruindo casas e vias de acesso.

Segundo o chefe do bairro Sebastião Mabote, aquela unidade comunal foi erguida a poucos meses atrás para responder a preocupação do povo e acolher os deslocados dos ataques terroristas, por esta razão as casas foram feitas de material precário e as vias de acesso que ligam a zona à cidade de Montepuez estavam ainda na fase de reabilitação.

Mabote acrescentou que devido o problema de falta de chuva que se registou naquele Distrito, os moradores daquele bairro ficaram relaxados em fortificar as suas casas pois já perdiam esperança que este ano haveria chuvas fortes.

Por seu turno, Amélia Henriques moradora da expansão do bairro de matuto 4 disse que a chuva caiu sem avisar por isso surpreendeu os habitantes daquela comunidade.

“Preparei o meu jantar até fui-me deitar sem indícios de chuva contando que fosse as temperaturas habituais, logo as 02:00 de madrugada da segunda-feira fui surpreendida com alta tempestade e logo começou a chover fortemente sem parar durante o dia todo e ninguém conseguiu sair para fazer alguma coisa fora, por isso as casas foram caindo e os caminhos transformando-se num rio de águas”.

As nossas fontes pedem apoio na parte das autoridades municipais e do governo local para a reorganização das vias de acesso e distribuição de lonas para conseguirem requalificar as suas casas.

A nossa equipe de reportagem contactou o presidente autárquico daquela cidade para perceber sobre o seguimento desta situação que preocupa os moradores da expansão, e foi sem sucesso devido a sua deslocação para a cidade capital de Cabo Delgado, Pemba.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A fome tira sossego as crianças no distrito de Angoche província de Nampula

Comissão Nacional de preparação da IV Assembleia de Pastoral reune-se pela primeira vez

Instituto Médio Politécnico Messalo preparado para aulas presenciais