As implicações do encerramento das escolas por conta da convd-19

 As implicações do encerramento das escolas por conta da convd-19



Por Dionísia Agostinho

Face a pandemia da covid-19, que assola o mundo inteiro, o governo Moçambicano tem se redobrado na criação de estratégias de modo a conter a propagação da doença, Moçambique não sendo uma ilha isolada, declarou o estado de emergência ao nível nacional, por várias vezes, tendo adoptado várias medidas entre as quais consta o encerramento das aulas em todos estabelecimentos de ensino quer públicos ou privados.

O Ministério de EDUCAÇÃO e Desenvolvimento Humano foi desafiado a criar estratégias, de modo a garantir a continuidade das aulas através das plataformas: aula em telescola, rádios comunitárias, as redes sociais, WhatsApp, fichas de exercícios elaboradas pelas próprias escolas. E vem o centro de reflexão dos pais e encarregados de educação: as crianças onde terão condições de ter tv, telefone digital sem esquecer que ainda em Moçambique há zonas onde nem se quer tem o sinal de rádio?

Será que as crianças têm o direito a escola com a nova realidade que o mundo vive? Em conversa com os estudantes da universidade Eduardo Mondlane, as dificuldades que apontamos acima, são afinal de contas presentes no seu dia-a-dia. E desabafam dizendo: "hiii mana estudar em tempo da covid-19 não está sendo fácil. As nossas aulas têm sido online e requer ter os megabytes e as operadoras não ajudam porque são caras... os nossos pais até já reclamam com os nossos gastos"

Com esta realidade, não estaríamos a cometer a exclusão dos alunos que vivem nas zonas rurais onde a criança não há acesso as redes sociais? Como poderemos falar do direito igual ao ensino se há filhos e enteados no mesmo país quando o assunto é processo de ensino e aprendizagem?

 

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