As implicações do encerramento das escolas por conta da convd-19
As implicações do encerramento das escolas por conta da convd-19
Por Dionísia Agostinho
Face a pandemia da covid-19, que assola o mundo inteiro, o governo
Moçambicano tem se redobrado na criação de estratégias de modo a conter a
propagação da doença, Moçambique não sendo uma ilha isolada, declarou o estado
de emergência ao nível nacional, por várias vezes, tendo adoptado várias
medidas entre as quais consta o encerramento das aulas em todos estabelecimentos
de ensino quer públicos ou privados.
O Ministério de EDUCAÇÃO e Desenvolvimento Humano foi desafiado a criar
estratégias, de modo a garantir a continuidade das aulas através das
plataformas: aula em telescola, rádios comunitárias, as redes sociais,
WhatsApp, fichas de exercícios elaboradas pelas próprias escolas. E vem o
centro de reflexão dos pais e encarregados de educação: as crianças onde terão
condições de ter tv, telefone digital sem esquecer que ainda em Moçambique há
zonas onde nem se quer tem o sinal de rádio?
Será que as crianças têm o direito a escola com a nova realidade que o
mundo vive? Em conversa com os estudantes da universidade Eduardo Mondlane, as
dificuldades que apontamos acima, são afinal de contas presentes no seu
dia-a-dia. E desabafam dizendo: "hiii mana estudar em tempo da covid-19 não está sendo fácil. As nossas
aulas têm sido online e requer ter os megabytes e as operadoras não ajudam porque
são caras... os nossos pais até já reclamam com os nossos
gastos"
Com esta realidade, não estaríamos a cometer a exclusão
dos alunos que vivem nas zonas rurais onde a criança não há acesso as redes
sociais? Como poderemos falar do direito igual ao ensino se há filhos e
enteados no mesmo país quando o assunto é processo de ensino e aprendizagem?
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