O Arcebispo de Nampula mostra-se preocupado com a vivência ímpar da Quaresma de 2021

 O Arcebispo de Nampula mostra-se preocupado com a vivência ímpar da Quaresma de 2021



Por: Dimitro Roda

Dom Inácio Saure manifestou os seus sentimentos para o povo de Deus no passado domingo, 21 de Fevereiro, na apresentação da sua mensagem alusiva ao primeiro domingo de quaresma de 2021 que culminou na celebração da missa em portas fechadas e sem a presença de cristãos através do surdo de novo coronavírus que tem vindo a ceifar vidas em todo mundo e Moçambique em particular.

No desenvolvimento da mensagem quaresmal, Dom Inácio referiu que a Quaresma do corrente ano de 2021 é uma quaresma muito diferente dos outros anos, marcada por várias intempéries, a saber: o aumento de casos de novo coronavírus, o mau uso das redes sociais, a eclosão da cólera no posto administrativo de Namialo onde estão reassentados mais de sessenta e quatro mil deslocados de guerra de Cabo Delgado; uma quaresma que se verifica o jejum obrigatório dos irmãos pela falta de alimentação devido a fraca queda de chuva na época agrícola passada e com indícios de se registar o mesmo problema na presente época. Resumindo, o prelado disse que “é uma Quaresma com muita opressão e sofrimento do povo, sobretudo dos mais desfavorecidos”.

Aqui o arcebispo de Nampula afirmou que “a Quaresma é um tempo de Penitência, um tempo de viver em paz com Deus e com os irmãos”, e sugeriu ao povo de Deus que nessa jornada de quaresma “cada cristão entre em santuário do seu coração e faça um exame de consciência”.

E porque a apresentação da mensagem acontecia no momento da meditação da mensagem enviada pelo Papa Francisco, Dom Inácio convidou aos cristãos a se dedicarem na leitura e meditação da palavra de Deus. “Proponho-vos muita leitura da Palavra de Deus, sobretudo neste tempo da Quaresma, para vencer as nossas muitas maldades do coração. Proponho-vos, sobretudo,a leitura dos Evangelhos (segundo São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João), porque “a leitura e a meditação do Evangelho ajuda-nos a recuperar o sentido da vida,a reencontrar o ponto de referência das nossas acções, a redescobrir os verdadeirosvalores”1. “Procurai ouvir sempre a Palavra de Deus com muita atenção; depoisanalisai a mensagem nela contida: é como um poço muito fundo; exige sacrifício paratirar água, mas esse esforço transforma-se em consolação”2. O tempo dedicado àleitura da Palavra de Deus nunca será um tempo perdido.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A fome tira sossego as crianças no distrito de Angoche província de Nampula

Comissão Nacional de preparação da IV Assembleia de Pastoral reune-se pela primeira vez

Instituto Médio Politécnico Messalo preparado para aulas presenciais