IMPLICAÇÕES DO ENCERRAMENTO DAS ESCOLAS POR CONTA DA COVID-19

 IMPLICAÇÕES DO ENCERRAMENTO DAS ESCOLAS POR CONTA DA COVID-19



Por Chiponque Roieque

A educação no nosso país tem sido discutida cada vez mais por conta da pandemia que assola o mundo.

Enquanto o nosso governo investe na expansão económica e financeira do país, a educação regride, apresentando assim muitos problemas no aproveitamento pedagógico.

Por esse motivo o nosso país está longe de ser um país desenvolvido até que a covid-19 persista. Concordo com plenitude as palavras de Sónia Cipriano Uacheque, docente da Escola Secundária de Terrene. Ela julga que “a covid-19 estará connosco no futuro previsível e o encerramento permanente das escolas não é uma opção acertada”.

Ao mesmo tempo, temos que estar ciente que há danos substanciais porque crianças não vão as escolas. Portanto, o encerramento das escolas em Moçambique a 23 de Março de 2020 afectou mais que 8.5 milhões de estudantes e quase 15.000 escolas incluindo a pré-escola até ao nível universitário.

O MINEDH e os parceiros agiram rapidamente para segurarem o direito a educação iniciando o apoio as crianças e jovens para estudarem em casa através de plataformas como rádio, e televisões locais, para diminuir a taxa de analfabetismo no nosso país.

O encerramento das escolas em Moçambique trouxe muitos efeitos negativos visto que algumas crianças nem têm condições desses meios de plataformas caso nas zonas rurais que não tem acesso a TV ou rádio.

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