IMPLICAÇÕES DO ENCERRAMENTO DAS ESCOLAS POR CONTA DA COVID-19
IMPLICAÇÕES DO ENCERRAMENTO DAS ESCOLAS POR CONTA DA COVID-19
Por Chiponque Roieque
A educação no nosso país tem sido discutida cada vez mais por conta da
pandemia que assola o mundo.
Enquanto o nosso governo investe na expansão económica e financeira do
país, a educação regride, apresentando assim muitos problemas no aproveitamento
pedagógico.
Por esse motivo o nosso país está longe de ser um país desenvolvido até
que a covid-19 persista. Concordo com plenitude as palavras de Sónia Cipriano
Uacheque, docente da Escola Secundária de Terrene. Ela julga que “a covid-19
estará connosco no futuro previsível e o encerramento permanente das escolas
não é uma opção acertada”.
Ao mesmo tempo, temos que estar ciente que há danos substanciais porque
crianças não vão as escolas. Portanto, o encerramento das escolas em Moçambique
a 23 de Março de 2020 afectou mais que 8.5 milhões de estudantes e quase 15.000
escolas incluindo a pré-escola até ao nível universitário.
O MINEDH e os parceiros agiram rapidamente para segurarem o direito a
educação iniciando o apoio as crianças e jovens para estudarem em casa através
de plataformas como rádio, e televisões locais, para diminuir a taxa de
analfabetismo no nosso país.
O encerramento das escolas em Moçambique trouxe muitos efeitos
negativos visto que algumas crianças nem têm condições desses meios de
plataformas caso nas zonas rurais que não tem acesso a TV ou rádio.
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