Crise de Água no contexto da covid-19 tira sono aos populares de Rapale

 Crise de Água no contexto da covid-19 tira sono aos populares de Rapale



Por: Quito Namattiyela 

A informação foi dada pelos populares da localidade de Nalama, distrito de Rapale, província de Nampula, na manhã desta Quarta-feira (24/2).

Conforme revelam as nossas fontes, a falta de água, sobretudo neste período da covid-19, dificulta o modo de viver e estar daqueles populares, pois, na falta dela não há desenvolvimento integral.

Segundo Isabel Carlos Phwaneleke, o fenómeno da ausência da água constitui uma crise e uma grande preocupação não só para ela, mas também para toda a localidade, porque é uma realidade actual.

"A ausência da água nestes dias é um assunto preocupante e assustador, pois tira sono tanto para mim quanto para toda sociedade de Nalama, por ser um problema que notamos nestes últimos dias, diferente dos anos atrás. Isto porque em todas épocas do ano tem havido água nos poços e nos rios. Trata-se do poço de Wanamuriwa e do rio Iweheke que quase abatesse esta toda nossa área".

Ainda Isabel lamenta com este cenário por acontecer no ano em que o país e o mundo estão atormentados pela covid-19 e o aumento da fome.

 "Lamento porque isto acontece numa ocasião em o país nunca imaginou que surgiria esta pandemia com suas leis e exigências e como isto se não bastasse acelerou a fome no país dificultando sobremaneira o desenvolvimento integral".

Por seu turno, Sohalaniwa secundando a ideia diz que a crise de água naquela localidade enfraqueceu as actividades habituais. "A ausência da água em diversos sítios interrompeu muitas actividades, tais como: a prática da agricultura, pastagens e do próprio uso nas famílias".

Saina Carlitos explicou que várias são as vezes em que acontecem conflitos muito mais da parte das mulheres por causa da água, pois, para terem água devem acordar cedo. "Muitas vezes as mulheres lutam nos poços pela água neste tempo e criam brigas entre elas, e deixam de dormir e percorrem distâncias que não ajudam, mas se fosse que está a chover com regularidade acredito que esses acontecimentos infrutíferos mudariam".

Preocupados, os nossos entrevistados pedem ao governo do distrito para que mostre a sua solidariedade abrindo fontenárias para aquela população. "Pedimos ao governo do nosso distrito de modo que nos possa auxiliar, nos amparar neste período abrindo fontenárias a fim de podermos aproveitar delas a água para o nosso consumo e o bem-estar"

De referir que, a pandemia da covid-19 está destroçando cada vez mais milhares de pessoas no país e no mundo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A fome tira sossego as crianças no distrito de Angoche província de Nampula

Comissão Nacional de preparação da IV Assembleia de Pastoral reune-se pela primeira vez

Instituto Médio Politécnico Messalo preparado para aulas presenciais